terça-feira, 2 de julho de 2013

Richard P. Smiraglia


Fonte: http://sois.uwm.edu/ioethics/smiraglia




1) DADOS BIOGRÁFICOS


1.1) PERCURSO PROFISSIONAL
 
Richard P. Smiraglia é professor de Information Organization Research Group, da Escola de Estudos da Informação, na Universidade Wisconsin, Milwaukee. Graduado em música - Lewis & Clark College (1973) - Richard Smiraglia é conhecido por seu trabalho sobre a designação da música, armazenamento e recuperação da informação desta. Ele definiu o significado de “a work” empiricamente e explorou as implicações do fenômeno da instanciação entre objetos de informação. Um trabalho recente inclui domínio de estudos analíticos de organização do conhecimento, análise empírica de classificação social e análise epistemológica do papel da autoria na tradição bibliográfica. Ele é um pesquisador associado do Grupo de Humanidades da Academia Real Holandesa de Artes e Ciências (KNAW), colaborador do Laboratório Espaço do Conhecimento para mapear a evolução do conhecimento na Wikipédia e editor-chefe do jornal “Organização do Conhecimento”.


Mais sobre Smiraglia:

  • Teórico de catalogação.
  • Smiraglia lecionou na Universidade de Long Ilha (1993-2009), na Universidade de Columbia (1987-1993) e na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (1974-1986).
  • Atualmente, Smiraglia é Professor Visitante e membro do Grupo de Pesquisa Organização da Informação na Universidade de Wisconsin-Milwaukee.
  • Smiraglia numa conferência


1.2) DADOS ACADÊMICOS

  • Graduado em música – Lewis & Clark College (1937). Richard é conhecido por seu trabalho sobre a designação da música, armazenamento e recuperação da informação desta.
  • Mestrado em Biblioteca Escolar –  Indiana University (1974).
  • Mestrado em Teologia – The General Theological Seminary of the Episcopal Church (1997).
  • Doutorado em Biblioteca Escolar  University of Chicago (1992).

2) PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES AO CAMPO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

  • Smiraglia definiu o significado de “a work” empiricamente e revelou o fenômeno onipresente de instanciação entre objetos de informação. A natureza de “a work” foi o primeiro tratamento de “monograph-length” e foi seguido em 2002 por um trabalho de Ontologia como entidades para a recuperação da informação. Em seu artigo “The works phenomenon and best-selling books” foi eleito o melhor na categoria de Catalogação e Classificação "Quarterly" (volume 44; 2007). (Texto traduzido do site  http://www4.uwm.edu/sois/people/profiles/smiragli.cfm )
  • Smiraglia está preparando uma nova monografia sobre a organização do conhecimento, na qual ele busca fazer um levantamento sobre as abordagens de domínios distintos para conceitos básicos como a taxonomia, a tipologia e a ontologia.
  •  
  • Ele também está trabalhando com a teoria do conhecimento, bem com o aspecto fenomenológico da marcação social, e com a ontologia do patrimônio cultural para extração de dados.

  • LIVROS DE AUTORIA DE SMIRAGLIA:
- Music cataloging: the bibliographic control of printed and recorded music in libraries
 
- Describing archival materials: the use of the MARC AMC format
     

- Cataloging music: a manual for use with AACR 2

- Policy and practice in bibliographic control of nonbook media  
  
- Origins, content, and future of AACR2 revised 


- Describing music materials : a manual for descriptive cataloging of printed and recorded music, music videos, and archival music collections : for use with AACR2 and APPM


- Shelflisting music: guidelines for use with the Library of Congress classification, M



- Metadata : a cataloger's primer
  


- Music subject headings : compiled from Library of Congress subject headings

- Bibliographic control of music, 1897-2000


  • Artigo de Smiraglia sobre Metadados:

http://www.columbia.edu/cu/libraries/inside/units/bibcontrol/osmc/smiraglia.pdf





REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


SMIRAGLIA, Richard P. Metadata: a cataloger’s primer. Haworth Information Press, 2005.

http://worldcat.org/identities/lccn-n81-31242 (Acesso em: 01/07/2013)


O que é instanciação?


  • instanciação

Do latim instantia, segundo Cunha & Cavalcanti, é o ato ou efeito de fornecer instância concreta de algo.

No campo da Ciência da Informação, Richard Smiraglia (2005) define Instantiation como aquilo que integra a teoria da representação de obra, de documento, de artefato e de sistema. O estudioso chegou a essa definição a partir das ferramentas de busca Google Acadêmico e Library and Information Science Abstracts (LISA), em que ele encontrou o predomínio da Instantiation em duas formas de uso: 1) significação para projeto de sistemas tecnológicos; 2) uso documentário.

Na Catalogação, a instanciação é fenômeno que se discute no âmbito de relacionamentos bibliográficos e ocorre sempre que a obra é realizada num tempo ou se manifesta de alguma forma.


segunda-feira, 1 de julho de 2013